O período pós-operatório é tão ou mais importante que o pré-operatório. O paciente precisa ter claro que sua conduta é essencial para a perda e a manutenção de peso. É preciso rever alguns hábitos, abandonando na medida do possível aqueles que comprometam sua saúde. O acompanhamento médico após a cirurgia deve ser realizado de maneira constante e regular. Exames complementares serão solicitados periodicamente para avaliar as condições físicas e nutricionais dos pacientes.

Grupos de apoio aos pacientes obesos também podem ajudar àqueles que já foram operados ou aos que ainda serão submetidos ao procedimento. A troca de informação entre indivíduos que já passaram pela cirurgia pode ser útil para dirimir dúvidas e aumentar a segurança na opção por este tratamento.

É necessário ainda que o paciente tenha capacidade para compreender todos os aspectos envolvidos no tratamento cirúrgico, bem como dispor de suporte familiar constante. Um dos fatores mais importantes para o sucesso da cirurgia bariátrica é o acompanhamento médico posterior, que deve ser mantido indefinidamente.

A falta de compromisso com o acompanhamento é uma das causas de  complicações graves, às vezes, fatais, que podem ser evitadas.